2011 12 12 - CONVITE PARA O BAILE DE FORMATURA

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MOMENTO DE REFLEXÃO

Quero ser uma TV

Na sala de aula, a professora pediu aos alunos que fizessem uma
redação e que nela expressassem, de alguma forma, o que gostariam
que Deus fizesse por eles.

Já em casa, quando corrigia os textos dos alunos, deparou-se com uma
que a deixou deveras emocionada.

Um choro sentido irrompeu sem que ela pudesse controlar.

Deixou tudo o que estava fazendo, sentou-se numa poltrona, ainda com
a redação nas mãos, e ficou ali, pensativa, entre lágrimas.

O marido percebeu que alguma coisa estava errada, e entrou no
escritório onde ela estava:

O que aconteceu, querida?

Ela, sem conseguir falar direito, passou a ele a redação e disse:

Lê... A redação é de um aluno meu.

O marido segurou a folha de papel e começou a ler:

Senhor, nesta noite, peço-te algo especial: transforma-me numa
televisão.

Quero ocupar o espaço dela. Viver como a televisão da minha casa
vive. Ter um espaço especial para mim e reunir a família ao meu
redor.

Quero ser levado a sério quando falar. Ser o centro das atenções e
ser escutado sem interrupções e perguntas.

Senhor, quero receber a mesma atenção que ela quando não funciona,
quando está com algum problema.

Ter a companhia de meu pai quando ele chega em casa, mesmo que esteja
cansado.

Que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, ao
invés de me ignorar.

E ainda, que meus irmãos briguem para poderem estar comigo.

Quero sentir que minha família deixa tudo de lado, de vez em quando,
para estar comigo.

Por fim, que eu possa divertir a todos.

Senhor, não te peço muito. Só te peço que me deixes viver
intensamente como qualquer televisão vive!

Quando o marido terminou a leitura, estava incomodado.

Meu Deus, coitado desse menino! Que pais ele tem! – disse ele
virando-se para a esposa.

A professora olhou bem nos olhos do marido e depois baixou-os,
dizendo num sussurro:

Esta redação é do nosso filho...

* * *
Mediante esta constatação, será que a família não está sendo
deixada em segundo plano?

Será que os relacionamentos não estão sendo vividos numa certa
superficialidade confortável?

É tempo de pensar em tudo isso.
Redação do Momento Espírita, com base em texto de autoria
ignorada.

Em 25.11.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário