2011 12 12 - CONVITE PARA O BAILE DE FORMATURA

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Caros professores!

Depois de muito debatermos, discutirmos e termos que tomar uma penosa decisão de abandonar o movimento grevista, respeitando, mesmo contra vontade, os argumentos daqueles que fraquejaram diante da ameaça financeira, ou diante da preocupação com os nossos alunos e com o compromisso social assumido com a comunidade desde a nossa formação, mostramos a nós mesmos a capacidade de nos tornarmos unidos, parceiros, companheiros e principalmente um grupo de força até então desconhecida.

Talvez, para nós, o maior ganho foi à união e o reconhecimento de força, bem como o conhecimento de grupo, das pessoas que o compõe, de seus dilemas, suas angústias e como cada colega nosso encara os problemas da cotidianidade.  Sabemos que cada um recolhe o que lhe cabe, cada um sabe o quanto teve que ceder, o quanto teve que lutar o que lhe custou cada decisão tomada desde o último dia 18/05/2011. Cada um sabe o quanto ainda lhe resta de força para  levantar e retornar à casa, mesmo  com a aflição de  dever não  cumprido.


O que nos  resta, é olhar para  frente e   ver o que  foi ganho,  mesmo que  muito pouco, mas  foi ganho e torcer por  aqueles  que   continuaram  a luta.

"Em uma guerra, os  soldados  feridos  podem voltar a  batalha  a qualquer  momento, o problema  são os que não lutaram, esses, ainda  podem  trair  a nação"


Cleuder Rodrigo Streit (Professor de Filosofia e História)


NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em virtude da greve do magistério estadual, os professores das escolas de Educação Básica Carlos Fries de Ipira e Carlos Chagas de Piratuba, haviam parado as suas atividades normais em cooperação ao movimento que reivindica a aplicação do piso salarial, conforme lei federal, respeitando a carreira e as conquistas de outras lutas.
                Até o presente momento,não houveram   por parte do  governo, negociações  significativas ou que  representasse  ganhos  financeiros  para  grande parte dos  profissionais de carreira, ou  ainda uma   possível perspectiva de  melhorias, onde o governo se comprometa  claramente com  os  devidos  reajustes,  conquistados  por  meio da legalidade judicial.
                No entanto,o movimento grevista  trouxe  à  tona muitas  contradições   no campo da educação, como   por exemplo  o desvio de  finalidade da  verba  do FUNDEB, a   contratação tardia de  professores, a compra  sem licitação de   materiais,   a insuficiente instalação de equipamentos   entre outras   situações  irregulares  que  foram  denunciadas  à  sociedade  catarinense.
                Nesse momento, após exaustivas tentativas de reaver um direito garantido, diante do cansaço e da opressão imposta pelas mentiras e contradições apresentadas pela mídia, que incentiva a comunidade a cobrar apenas a presença do professor em sala aula, mas nunca incentiva a cobrança da qualidade da educação, os professores decidem retornar às suas atividades, em respeito aos alunos e à comunidade escolar, bem como com o comprometimento destes, com educação pública.
O retorno dos professores às salas de aula é com consciência e com o pensamento voltado para os alunos, mesmo manifestando o seu descontentamento em relação ao amadorismo que o governo tratou das negociações.
                Devido à função que exercemos, de formadores de opiniões, temos a clareza de que o discurso deve estar ligado à prática, evitando o dito popular “faça o que eu digo, e não faça o que eu faço”. Isto é, nada adianta demonstrarmos aos nossos alunos, que é possível mudar o mundo, diminuindo diferenças, denunciando injustiças e, exigindo a democracia, a liberdade e o direito de expressão.
Se tudo isto permanecer apenas nas paredes das salas e nos murais da escola, quando na prática nos enfraquecemos e com medo, diante das imposições daqueles que têm o poder, nos submetemos aos seus ditos, sem crítica e sem questionamentos. Senos posicionarmos sempre  pacificamente e apáticos,  de  nada adianta   ensinarmos   os jovens  à  cidadania, mas  antes, deveríamos treiná-los  à escravidão.
                Nestes termos, nós professores das referidas escolas, agradecemos o apoio daqueles que entenderam e manifestaram publicamente seus votos de indignação e incentivo pela luta em prol do cumprimento da lei, pela educação com qualidade e pela clareza dos investimentos na educação, agradecemos e reiteramos o nosso compromisso com seriedade e dedicação.

ATENÇÃO SENHORAS E SENHORES...

EM REUNIÃO COM AS ENTIDADES DEMOCRÁTICAS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CARLOS FRIES - Grêmio Estudantil, APP e Conselho Deliberativo - a Direção da Escola tomou as devidas providências para o cancelamento da FESTA JUNINA deste ano.
Queremos informar também, com gratidão, a todos os colaboradores da festa, que as doações de presentes serão distribuídas a comunidade escolar de outra maneira. Uma "AÇÃO ENTRE AMIGOS" que estará circulando. No verso da folha da lista de números segue a seguinte descrição.
Desde já agradecemos a colaboração!

Esta ação entre amigos tem o objetivo de contemplar várias pessoas. A premiação é oriunda de doações, com muitos prêmios pequenos (em torno de 200). Em cada prêmio foi colocado um número. Estão em uma caixa lacrada. A partir da venda de todos os números, a caixa será aberta, e quem adquiriu o número correspondente ao prêmio, vai recebê-lo sem sorteio. Abaixo segue a lista de toda empresas que colaboraram.
UM ESPECIAL AGRADECIMENTO da “EEB CARLOS FRIES” A TODOS! Um forte abraço! 
Thermas Sul    - Hotel Rouxinol  -  Bazar Balneário  -  Rosa dos Ventos  - Cor do Pano -  Mari Confecções  -  Ponto das Camisetas – Fabiana Walter  - Salve Simpatia Bijoux  -  Sud André  -  Daine Confecções  -  Toalhas e Bordados  - Malharia Eliane  - Mira Modas – Bia Modas  - Supermercado Meneghel  - BANDA NAVE SOM -  Bar do Edson – Toninho – Cantinho do Baby  -  Mercado Zang  -  Mecânica Blanck  -  Salão da Raquel – AB Bebidas – Loja Arco Iris  - Loja Longo  -  Mercado Ferrari  - Salão da Dulce  -  Loja e Mercado Heberle  -  Loja Lurdes Schimidt – Mercado Ivani  -   Salão da Silvani – Agroveterinaria Ipê – Salão da Rose - Mercado Franke - Neiva Weber -  Confecções Roman -  Clube Aliança (Selfredo Augsten) – Portal Confecções  - Mercado Sud André - Video Locadora Luizinho – Cristiano – Loja Bazar e Cia - Studio Hair/Meire - Hotel Vila Germânica - Produtos de beleza Mary Kay.
ATENÇÃO: Todas as listas da “Ação entre amigos” devem ter o carimbo da escola, e, assinatura da diretora com caneta vermelha.  ORIGINAIS. Se alguém apresentar cópia, por favor, não adquira nenhum número.