TEXTO 2ª I
Fritz Plaumann nasceu em 02 de maio de 1902 na cidade de Preussich Eylau, norte da Prússia Ocidental. Veio para o Brasil em 1924, refugiando-se da primeira Guerra Mundial. Fritz Plaumann veio para Santa Catarina com sua família no município de Seara na comunidade de Nova Teutônia. Homem muito organizado, agricultor, professor, comerciante e nas horas vagas adorava tocar flauta e violino, ele era um excelente músico, e além disso, tinha um orquidário aonde fazia questão de identificar cada espécie. Plaumann deteve-se bastante tempo na observação da fauna e da flora. Suas pesquisas duraram setenta anos e essas eram discutidas e compartilhadas com outros pesquisadores de universidades através de cartas.
O museu foi criado em 23 de outubro de 1988, esse museu tem 17 000 espécies, 80 000 exemplares e 1 500 descobertas pelo próprio Fritz. Cerca de 75% das espécies que estão no museu não existe mais na região. O museu é sustentado pela prefeitura de Seara, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pelos ingressos adquiridos com as visita recebidas. No museu existem três funcionários que mantém o estabelecimento propício para receber visitas.
Nas salas também é utilizado à naftalina para manter a conservação dos insetos para impedir a entrada de outros. Além de um aparelho para tirar a umidade do ar e um sistema de ventilação. No museu ainda existe armários aonde se coloca insetos e instrumentos para atraí-los e capturá-los e também as salas especiais aonde é contada a história de vida de Fritz Plaumann para o conhecimento dos visitantes.
Assim conhecemos mais esse grande ser humano e aumentamos o conhecimento com a exposição desse grande acervo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário